terça-feira, setembro 21, 2004

R.I.P. Brian Clough

O futebol inglês chora o desaparecimento de um ídolo.

Brian Clough foi uma figura que marcou gerações em Inglaterra. Foi um avançado prolífico que marcou 267 golos em cerca de 296 jogos, ao serviço do Middlesbrough e do Sunderland. Acabou a carreira aos 27 anos, em 1962, devido a lesão. Contudo, não é por isto que é lembrado por muitos amantes do futebol.

Tornou-se treinador em 1965. Em 1969, foi contratado pelo Derby County. Em 1972 ganhou a 2ª Divisão e 3 anos depois ganhou o título principal. Já é um feito bastante assinalável, ao alcance de poucos. Mas também ainda não é isto que o torna imortal.

Em Janeiro de 1975 entrou no Nottingham Forest e deu a volta ao clube. Ganhou a promoção à 1ª Liga em 1976-1977 e no ano seguinte ganhou o campeonato e a Taça da Liga. No Verão contratou Trevor Francis, a aquisição mais cara na Grã-Bretanha naqueles dias. No final de 1978-1979 festejou outra Taça da Liga e... a Taça dos Clubes Campeões Europeus (actual Liga dos Campeões). E a seguir repetiu a proeza, vencendo novamente o troféu máximo do futebol europeu de clubes em 1980. Bicampeão Europeu (assim como o Benfica).

A derrota com o Tottenham na final da Taça de Inglaterra (único troféu inglês que Clough nunca ganhou) em 1991 marcou o início do fim do seu reinado no Forest. Retirou-se em 1993 após a despromoção do Forest à 2ª Divisão.

Brian Clough sempre foi famoso pelo seu carácter excêntrico e pelas suas afirmações geniais:

"Se Deus quisesse que jogássemos futebol nas nuvens, Ele teria colocado relva lá em cima"

"Os jogadores viram melhor as bolas dele do que aquela com que era suposto estarem a jogar" (sobre um streaker que atacou durante uma partida entre o Nottingham Forest e o Manchester United)

"Tenho a certeza que os responsáveis da Federação pensaram que se me dessem o lugar, seria eu a mandar em tudo. Tinham razão, pois seria precisamente isso que eu teria feito" (acerca do cargo de Seleccionador inglês, que nunca foi seu, facto que constituiu a maior tristeza da sua vida)

"Eu não diria que eu era o melhor treinador do ramo, mas estava no Top 1"

"Por mais cavalos, títulos de cavaleiro e campeonatos que tenha, ele não tem 2 daquilo que eu tenho. E não me estou a referir a "bolas"" (referindo-se a Alex Ferguson e aludindo aos títulos europeus)

"Só lhe bati uma vez. Ele levantou-se, por isso não lhe devo ter batido assim com tanta força" (acerca de Roy Keane, descoberto e lançado para a ribalta por Clough)

Descansa em paz, Brian Clough

P.S.: Aquele record dos 40 e tal jogos sem perder na Premier League que o Arsenal bateu recentemente pertencia a este senhor e ao seu Nottingham Forest

Fonte: BBC Sport

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour