sábado, abril 23, 2005

Fim da época regular da NBA - Conferência Este

NBA

A época regular da NBA chegou ao fim e o playoff está a começar. Como tal, está na altura de efectuar um balanço sobre aquilo que se passou até agora.

Conferência Este

Na divisão Atlântico imperaram os Boston Celtics, em boa parte graças ao regresso de Antoine Walker à equipa, depois de passagens falhadas por Dallas e Atlanta. Os Philadelphia 76ers e os New Jersey Nets também chegaram ao playoff (foram mesmo os últimos a conseguirem-no no Este) e bem podem agradecer a Allen Iverson (melhor marcador da regular season, 2º da NBA em roubos de bola e minutos por jogo e 5º nas assistências) e Vince Carter (chegado de Toronto durante a época), respectivamente. A chegada de Chris Webber a Philadelphia durante a época foi também fundamental para o imprevisto sucesso dos 76ers. Os New York Knicks, única equipa da divisão acima dos 50% de vitórias no fim de 2004, tiveram um Janeiro horrível (2v-13d), nunca mais recuperaram e acabaram a época na cauda do Atlântico, em igualdade com os Toronto Raptors, muito afectados pela supracitada saída de Carter.

Os Detroit Pistons (campeões da NBA em título) venceram tranquilamente a divisão Central, pois a esperada oposição dos Indiana Pacers foi ceifada em Novembro, depois das suspensões de Ron Artest (até final da época), Jermaine O'Neal e Stephen Jackson - 3 dos melhores jogadores da equipa - na sequência da "batalha campal" ocorrida em Detroit, frente a adeptos dos Pistons. Os surpreendentes Chicago Bulls ficaram em 2º na divisão e 4º na conferência, alcançando o playoff pela 1ª vez desde 1998 e a retirada de Michael Jordan. Já os Cleveland Cavaliers de LeBron James falharam-no, no desempate no confronto directo com os Nets, enquanto que os Milwaukee Bucks foram claramente os últimos da divisão.

Na divisão Sudeste moram os campeões de conferência na época regular: os Miami Heat, de Dwyane Wade e Shaquille O'Neal, que mostram um entrosamento assinalável. Os Orlando Magic, apesar do triunfal regresso em pleno de Grant Hill depois de 5 anos fustigado por lesões, ficaram inesperadamente a 6 vitórias do playoff. Em Washington, os Wizards, com Gilbert Arenas em grande, foram uma surpresa agradável. Já os Charlotte Bobcats apenas conseguiram 18 vitórias (em 82 jogos) na época de estreia, mesmo assim melhor que os Atlanta Hawks, a pior equipa da NBA, com apenas 13.

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour