sábado, abril 23, 2005

Fim da época regular da NBA - Conferência Oeste

NBA

Conferência Oeste

A divisão Noroeste foi vencida pelos Seattle Supersonics, uma equipa-incógnita que iniciou muito bem a época, mas que acabou com 4v-10d e que terá muitas dificuldades frente aos Kings, na 1ª ronda do playoff. Algo que os Denver Nuggets também alcançaram, em boa parte graças à mudança de treinador, no final de Janeiro (32v-8d, desde a entrada de George Karl). Os Minnesota Timberwolves foram a grande desilusão do Oeste (a exemplo dos Magic no Este). Apesar dos esforços do fantástico Kevin Garnett (melhor ressaltador da NBA e no top 20 em pontos, assistências e roubos de bola), as lesões e o desânimo impediram o finalista vencido da Conferência em 2003-04 de chegar sequer ao playoff este ano. Nos Portland Trail Blazers e nos Utah Jazz, as muitas lesões tornaram impossível a difícil tarefa de atingir o playoff.

A equipa vencedora da divisão Pacífico foi igualmente a campeã da época regular, em toda a NBA. Os Phoenix Suns encantaram com o seu jogo ofensivo e espectacular, liderados pelas assistências de Steve Nash (1º da Liga), pelos pontos do adaptado a poste Amare Stoudemire (5º da Liga) e pelos ressaltos e roubos de bola de Shawn Marion (3º e 4º da Liga, nas respectivas categorias). São os principais candidatos ao título, a par de Miami Heat e San Antonio Spurs. Os Sacramento Kings sobreviveram às lesões e à saída de Chris Webber, saindo beneficiados com a troca de Doug Christie por Cuttino Mobley, ex-Orlando. Na 1ª época sob a liderança total de Kobe Bryant, os Los Angeles Lakers acabaram com 34v-48d, a 11 vitórias do playoff e atrás dos vizinhos Clippers. Estes últimos estiveram melhor que o esperado, alcançando o seu melhor registo desde 1992-93. Os prometedores Golden State Warriors acabaram com o mesmo registo dos Lakers, mas terminaram em alta, com 18v-10d desde a entrada de Baron Davis (ex-New Orleans).

Os San Antonio Spurs venceram a divisão Sudoeste com apenas uma vitória de avanço sobre os Dallas Mavericks, mas tiveram sempre a situação controlada. Ressentiram-se da ausência por lesão de Tim Duncan no final da regular season, enquanto que os Mavs acabaram com 9 vitórias consecutivas. Os Houston Rockets também acabaram em alta, com 7 vitórias consecutivas, e vão ser um osso duro de roer. Na única divisão a colocar 4 equipas no playoff, também os Memphis Grizzlies se destacaram, sobrevivendo à lesão de Pau Gasol (perdeu cerca de 25 jogos). Tal como esperado, os New Orleans Hornets, na sua 1ª época no Oeste, tiveram muitas dificuldades. Jamal Mashburn esteve lesionado toda a época, Baron Davis começou lesionado e acabou trocado para Golden State. Conclusão: os Hornets ganharam 18 partidas, tantas quantas os novatos Bobcats. Pior, só Atlanta.

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour