terça-feira, abril 26, 2005

Levados ao colo? Só se for pelo Mantorras!

SuperLiga

Esta polémica à volta do jogo no Algarve irritou-me. Os motivos do Estoril são simples:
- no Estádio do Algarve estiveram cerca de 30.000 espectadores, enquanto que aos 15 jogos disputados pelo Estoril em casa até então assistiram perto de 23.000, no total;
- o Benfica não disputava um jogo oficial no Algarve há 4 anos, logo a procura ia ser sempre superior à oferta, ainda para mais com o Benfica na rota do título, o que permitiu praticar preços certamente superiores;
- estes dois factos tiveram como consequência uma receita 5 vezes superior à que se registaria se o jogo se disputasse no Campo António Coimbra da Mota.

Há quem argumente que a verdade desportiva foi adulterada. Ora, eu estou convencido que o jogo até seria mais fácil para o Benfica se não tivesse existido toda esta polémica.

Já repararam nas dificuldades que o Estoril impôs ao Benfica e ao Porto?
- empate no Dragão;
- derrota tangencial na Luz (beneficiados na expulsão do Manuel Fernandes; prejudicados no mergulho para a piscina do Karadas, que deu penalty);
- derrota tangencial em casa com o Porto (graças à inspiração do Bosingwa; à grande exibição do Baía e a um frango do Yannick);
- e agora a derrota inglória mas merecida com o Benfica no Algarve.

E o que aconteceu nos jogos com o Sporting?
- em casa, com o Sporting a 8 pontos do Benfica e a 4 do Porto. Resultado: Estoril 1 - 4 Sporting;
- em Alvalade, no dia seguinte ao Porto-Benfica. Resultado: Sporting 4 - 0 Estoril e os grandes todos juntos com 42 pontos.

Foram as duas únicas vezes que o Estoril sofreu 4 golos durante todo o campeonato. Foram as duas únicas derrotas por 3 ou mais golos de diferença, à excepção dos 3-0 no Restelo. Atentemos na equipa técnica:
- Litos, treinador principal;
- Carlos Xavier, treinador adjunto;
- Sérgio Louro, treinador de guarda-redes;
- Mário Jorge, director para o futebol.
Todos eles ex-jogadores do Sporting e assumidos sportinguistas.

Para quê complicar? O Sporting goleou o Estoril porque tem um potencial ofensivo tremendo e porque fez boas exibições nesses dias. O Benfica foi jogar ao Algarve porque o Estoril tinha a possibilidade de fazer uma receita no valor de 25% do orçamento da época e porque permitiu pagar 2 meses de ordenados em atraso.

Como é possível contestar a arbitragem do Estoril - Benfica? A 1ª expulsão é justíssima e na 2ª só o árbitro saberá os insultos que ouviu. O Estoril abusou da agressividade, Maurel fez duas faltas duríssimas para cartão amarelo e Cissé agrediu Mantorras por trás nos descontos. Se no futebol português não houvesse suspeição e se o árbitro tivesse coragem, o Estoril teria acabado com 7.

Não percebo as queixas dos sportinguistas. E a expulsão do Polga, a meio da 1ª parte contra a Briosa, transformada em cartão amarelo? O Sporting não tinha centrais no banco... Se alguém tem razões de queixa é o Porto, que viu um penalty claríssimo transformado num amarelo por simulação. Então e se o Quaresma não tem arrancado aquele golaço?

P.S.: Mantorras resolve...

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour