segunda-feira, outubro 20, 2008

O regresso, 3 anos depois

Outubro de 2005: Moreira é, pela útlima vez, titular do Benfica, num jogo oficial.
Outubro de 2005: o jogoteclado acolhe o seu último post.

Outubro de 2008: 3 anos depois, Moreira volta a ser titular pelo Benfica e arranca uma exibição segura, sem falhas e plena de confiança, revelando-se decisivo contra o Penafiel, na 3ª eliminatória da Taça de Portugal Millennium (os namings estão na moda e o do Estádio da Luz está a ser negociado).
Outubro de 2008: 3 anos depois, o jogoteclado está de volta, com motivação renovada e com ambição de se tornar um espaço interactivo e dinâmico de troca de opiniões sobre desporto.

Esta coincidência não passa disso mesmo, mas já agora aproveito este primeiro post da 2ª vida do jogoteclado para me debruçar sobre um jogador que, até agora, tem passado ao lado de uma grande carreira: José Moreira.

Sempre fui um acérrimo defensor do Moreira. Em 2004/2005, no ano do título do Benfica, quando o Trapattoni decidiu dar um safanão na equipa após o 4-1 sofrido em Belém, trocando o Moreira pelo Quim, apelidei essa decisão de "injustiça tremenda". A velha raposa saiu, veio Koeman e Moreira regressou à titularidade, até que, à 6ª jornada, uma lesão no joelho atirou-o para o estaleiro. Nunca mais voltou a ser titular.

Desde então, Quim (108 jogos a titular), Rui Nereu (4), Moretto (25) e Butt (6) iniciaram partidas como guardiões do templo benfiquista, limitando Moreira a uma breve aparição de 18 minutos para substituir o lesionado Quim, num jogo do campeonato, no Estádio da Luz, durante o consulado de Fernando Santos.

Ponto assente: sempre preferi o Moreira ao Quim. Admito que o Quim é mais experiente, é merecidamente titular da Selecção (finalmente!) e esteve brilhante na época passada. E, obviamente, tal desempenho deveria ter culminado na titularidade no Euro 2008.

Ainda assim, a minha opinião baseia-se no guarda-redes que o Moreira era antes de se lesionar. Para mim, o Quim nunca o fez esquecer (talvez com a excepção da última época). Agora é óbvio que lhe faltará rotina de jogo, que num guarda-redes é fundamental e só se adquire com minutos de competição. Se for jogando na Taça de Portugal, na Carlsberg Cup e na Liga Intercalar, acredito que, mais jogo, menos jogo, o Moreira pode e vai discutir a titularidade com o Quim. Quique Flores já mostrou que, com ele, joga quem está melhor (vide o caso Léo - Jorge Ribeiro).

Também admito que sempre fui algo resistente ao Quim, quiçá por ter ganho um lugar que, na minha opinião, não merecia e que pertencia ao guarda-redes que eu idolatrava. Um guarda-redes em quem muitos reconheciam potencial enorme, sucessor de Costa Pereira, José Henrique, Bento e Preud'Homme. Ou ainda encarando a questão por outro prisma, o Casillas do Benfica.

Enveredando por argumentos mais técnicos, vejo Moreira como um guarda-redes mais espectacular, enquanto Quim é mais sóbrio (o que não o torna mais seguro!). São ambos excelentes no jogo entre os postes (vulgo shot-stopper) e ambos sentem maiores dificuldades nos cruzamentos, característica em que reconheço maior aptidão ao Moreira. São ambos razoáveis com os pés, raramente comprometendo (ainda que me recorde de um erro enorme do Quim, num Braga 3 - Benfica 1, no ano de Fernando Santos, num péssimo alívio com os pés, que redundou em golo do Braga).

Numa altura em que o Quim ainda procura ultrapassar um momento menos bom, notório em vários jogos bastante recentes (Rio Ave - Benfica, Nápoles - Benfica, Portugal - Dinamarca e Paços de Ferreira - Benfica), será assim tão descabido dar uma oportunidade ao Moreira, até atendendo à grande resposta que ele deu com o Penafiel?

5 Comments:

At 09:28, Anonymous Anónimo said...

Penso sem dúvida que será justo dar uma oportunidade ao moreira. por outro lado, o quim, apesar de ter ganho o lugar por causa de uma lesão, tem merecido ser titular.
Achas que ele deve ser titular da selecção mas no benfica o titular é o moreira ?
abraço patarrana

 
At 10:58, Anonymous Anónimo said...

Gosto do Moreira, é um redes seguro e forte entre os postes, mas apresenta para mim um problema que o coloca atrás do Quim: quando tem a bola demora imenso tempo a colocá-la novamente em jogo, o que por vezes impede a realização de alguns CA's perigosos.

Em suma, considero o Quim e o Moreira idênticos, mas neste momento fazia como o Quique e optava pelo Quim.

Abraço

 
At 20:25, Blogger Miró said...

Quando digo que o Quim merece ser o titular da Selecção, refiro-me ao contexto actual. Já o merecia desde a época passada, mas foi travado pela teimosia do Scolari.

Contudo, caso o Moreira fosse o titular do Benfica (como acho que pode ser!), então seria ele o candidato à baliza da Selecção e não o Quim. Sou um acérrimo defensor de que os seleccionadores devem utilizar preferencialmente jogadores titulares nos seus clubes!

Relativamente ao comentário do Russito, percebo o que ele quer dizer. Notava-se de facto, por vezes, alguma demora do Moreira na reposição de bola. Mas considero que o Quim está quase no extremo oposto. Se repararem, é usual o Quim repor a bola em jogo, depressa demais, com pontapés longos altamente ineficazes.

Repito, penso que o Moreira merece uma oportunidade (e refiro-me a uma série de jogos como titular e não a um jogo isolado). Mas também percebo a relutância do Quique Flores em alterar o titular desta posição tão específica.

Abraços para ambos e obrigado pelos comments!

 
At 23:34, Anonymous Anónimo said...

Uma das vezes em que concordamos sobre jogadores.

 
At 12:04, Anonymous Anónimo said...

bom comeco

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour