sexta-feira, setembro 24, 2004

Delírio na Catalunha

Liga Espanhola

O Barcelona atravessa um momento de forma assinalável. Tive oportunidade de ver o jogo com o Saragoça ontem e constatei isso mesmo.

Na época passada, o Barça era só Ronaldinho. Supostamente, este ano seria Ronaldinho mais Deco, Giuly e Eto'o (já que Larsson tem estatuto de suplente por enquanto). Contudo, não é isto que se passa. O Barcelona já mostra ser uma equipa, algo mais que um conjunto de individualidades.

E tendo em conta este facto, destaco quatro nomes: Belletti, van Bronckhorst, Edmilson e Xavi.

Os laterais são peça fundamental neste Barcelona de Rijkaard. Como Giuly e Eto'o são extremos falsos, que recorrem muitas vezes a diagonais para o centro, cabe aos laterais preencherem os flancos em situação de ataque. Belletti e van Bronckhorst têm atacado muito neste início de época. O brasileiro destaca-se pelos seus cruzamentos e o holandês pela potência e colocação de remate, tendo já marcado 2 golos.

Porém, para que os laterais ataquem constantemente, alguém tem que fazer a cobertura defensiva. Este papel está entregue a Edmilson, brasileiro ex-Lyon, campeão mundial, que também pode jogar a defesa-central. Jogador alto e forte, Edmilson dá músculo ao meio-campo, recuperando inúmeras bolas, com a preocupação de entregar sempre jogável a Xavi, Deco ou a um dos laterais. É importante nas bolas paradas, para compensar o défice de estatura da maior parte dos colegas.

Finalmente Xavi. Excelente organizador de jogo, com boa técnica de passe a curta e longa distância. Também sabe rematar de longe, conforme provou no jogo com o Saragoça. Mostra que pode vir a ser o digno sucessor de Guardiola, quando cimentar o seu estatuto, algo que só se adquire com vitórias e títulos.

Na minha opinião, o campeão Valencia, que se reforçou muito bem, é o principal favorito à conquista do título. Porém, o Barcelona pode discuti-lo até ao fim, se conseguir aliar consistência defensiva à fantasia que os seus craques possuem. Em Camp Nou já há muito tempo que os adeptos não estavam tão eufóricos com a equipa de futebol. O Real Madrid será uma espécie de joker, que pode aproveitar os deslizes dos seus rivais.

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour