domingo, outubro 31, 2004

NBA - Divisão Atlântico

NBA. Conferência Este

Divisão Atlântico (Atlantic Division)

Esta divisão apresenta-se claramente como uma divisão composta por equipas go-to-guy. Isto é, cada equipa tem um líder incondicional, que em princípio estará encarregue de resolver situações de aperto. Mais curioso ainda é o facto de cada equipa possuir igualmente nas suas fileiras um 2º jogador que poderá fazer a diferença. Tendo isto em conta, há um joker que poderá desequilibrar: Alonzo Mourning.

Comecemos pelos Boston Celtics, liderados por Paul Pierce. A contratação do veterano base Gary Payton (ex-LA Lakers) pode ajudar a última equipa da Conferência Este a chegar aos playoffs na época passada a manter esse estatuto. Num conjunto de jogadores que não registou nenhuma baixa de vulto, destaque ainda para o poste Raef LaFrentz.

Já os New Jersey Nets são favoritos a vencerem a divisão. Ron Mercer (free agent ex-Spurs) e principalmente Richard Jefferson serão os principais destinatários das fantásticas assistências do líder Jason Kidd, que manifestou durante o defeso o desejo (não correspondido) de abandonar a equipa. É importante salientar o possível regresso de Alonzo Mourning à competição, depois de jogar apenas 12 partidas na época passada e falhar toda a anterior devido a problemas físicos. Se conseguir jogar ao seu nível, “Zo” dominará as tabelas nesta divisão. Realce para as saídas de Kerry Kittles (Clippers), Rodney Rogers (Hornets), mas fundamentalmente do poderoso Kenyon Martin (Nuggets).

Os New York Knicks procuram recuperar o prestígio do passado. A Stephon Marbury e a outros nomes como Allan Houston, Anfernee Hardaway e Kurt Thomas, juntam-se este ano, provenientes dos Bulls, o ressaltador Jerome Williams e o base de enorme potencial Jamal Crawford. Como contrapartida, dos Knicks saiu o veterano e exímio defensor Dikembe Mutombo. Prevêem-se uns Knicks velozes, a apostar no contra-ataque e no jogo exterior.

Os Philadelphia 76ers de Allen Iverson falharam os playoffs em 2003-2004, algo que penso que se irá repetir este ano. Iverson, o “Big Dog” Glenn Robinson e o campeão, suplente em Detroit, Corliss Williamson provavelmente não serão suficientes para alcançar a postseason, até porque saíram o veterano Derrick Coleman (trocado por Williamson) e Eric Snow (Cavaliers).

Finalmente, em Toronto mora a equipa do espectacular Vince Carter, senhor dos afundanços mais impressionantes da Liga. O extremo enfrentou alguns problemas físicos na época passada e, tal como Kidd nos Nets, expressou o desejo de sair. Como tal e mesmo contando com a ajuda do atirador Jalen Rose, os Raptors não deverão fugir ao último lugar do Atlântico.

Sendo assim, e assumindo todos os riscos inerentes à realização de um exercício deste tipo, diria que os Nets e os Knicks disputarão o título do Atlântico, que os Celtics vão lutar pelo playoff e que 76ers e Raptors dificlmente fugirão ao fracasso.

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour