segunda-feira, outubro 18, 2004

Quem de 7 tira um Olegário, fica com 1

SuperLiga

O Porto foi ganhar à Luz, batendo o Benfica por 0-1. Clássico intenso, por vezes espectacular (o que para mim foi uma surpresa), com poucos golos (o que era esperado) e com muitos, muitos casos e polémicas (estavam à espera de quê?).

1º) O Porto demonstrou claramente, na 1ª parte, que tem jogadores mais talentosos, mais criativos, mais habituados a ganhar. Em suma, melhores. Isto é indesmentível. Na minha opinião, mesmo com aqueles percalços de início de época, sempre foram os principais candidatos ao título, por muito que isso me custe.

2º) O Benfica demonstrou claramente, na 2ª parte, que tem jogadores mais combativos, mais entrosados, com maior sede de vitórias. Em suma, tem mais equipa. Também me parece indesmentível, por enquanto.

3º) Por muito que o Porto seja melhor; por muito que tenha dado um "banho de bola" ao Benfica na 1ª parte; por muito que cheirasse a golo portista desde o início; o Porto não devia ter levado da Luz sequer um ponto. Porquê?
- Porque a partir do golo limitaram-se a defender (à excepção de 2 ou 3 contra-ataques), o que é manifestamente pouco para um campeão europeu cujos responsáveis se consideram muito acima do Benfica;
- Porque, e parafraseando José Veiga, "isto foi um roubo". Um frango do Baía (mais um...) não validado e pelo menos um penalty claríssimo sobre o Karadas (aos 2' da 2ª parte, podia ser o 1-1 e o Seitaridis levava o 2º amarelo) não assinalado. O Porto não precisa disto para ganhar, mas lá que eles gostam mais de ganhar assim, lá isso gostam. E além disso, já estão habituados.

Mas se eu até percebo que o Porto se tenha resguardado depois do golo (apesar de ter recuado em demasia na 2ª parte, o que quase lhe custou a vitória), já não concebo tantos erros gravíssimos da arbitragem e sempre para o mesmo lado. Eu sou da opinião que no final do campeonato, os 3 grandes costumam ter o saldo da arbitragem mais ou menos equilibrado. Mas isto só se verifica nos jogos contra o resto das equipas. Porque nos jogos entre os 3 grandes, o Benfica tem sido claramente prejudicado nos últimos anos.

Relembrando:
- Benfica-Sporting e Sporting-Benfica de 2001-02. O jogo da Luz é o célebre dos 2 golos do Jardel nos últimos 5 minutos, um de penalty mal assinalado e outro em falta sobre o João M. Pinto; em Alvalade outro penalty fantasma no último minuto a dar o empate ao Sporting;
- Benfica-Sporting de 2002-03, aquele no Jamor em que o Zahovic andou a correr atrás do João Pinto;
- Benfica-Sporting da época passada, em que o Pedro Proença inventou aquele penalty do Moreira sobre o Silva aos 8', depois de não ter expulso o Miguel Garcia logo no 1º minuto.
- agora este Benfica-Porto, já para não falar daquilo que se passa todos os anos cada vez que o Benfica vai ao Porto.

P.S.: Há pelo menos 3 anos que defendo a instalação de sensores nas balizas, para evitar estas confusões do "entrou, não entrou". "Mais nenhum desporto tem isso!". É mentira, no hóquei no gelo cada vez que o disco entra, há um sinal sonoro e luminoso. "É muito caro!". Então que seja um requisito apenas dos campos da SuperLiga e que pague a LPFP, que só teria a ganhar com esta medida. "Isso nunca foi testado!". Então testem, porque é muito mais útil que o spray para delimitar o local da barreira usado no Brasil, por exemplo.

1 Comments:

At 20:13, Anonymous Anónimo said...

Acho que mais uma vez fica demonstrando o mau perder dos benfiquistas. O que se passou ontem já passou, acho que o Porto ganhou bem mesmo tendo jogado pouco na segunda parte, muito em culpa pela substituição forçada pela expulsão de Pepe. O josé Veiga que tanto acusou o Pinto da Costa de se queixar das arbritagens mostrou ontem a nulidade que é ao armar uma confusão tal que lhe tira todo a credibilidade(se é que ainda lhe restava alguma), aliado ao Filipe Vieira que pensa que pode mandar como quer e disparar em todas as direcções sem respeitar seja quem for. Gosta muito de se esconder atrás do Benfica e supostamente defender o clube, mas só vos deixa ficar mal com as atitudes que tem. O que se passou na sala de imprensa foi incrivel, esses dois personagens dispararam como quiseram e nem permitiram que o Pinto da Costa falasse, mesmo sem ele ter intenção de responder às provocações. Isso só demonstra a falta de civismo que ele tanto disse que tinha e que falhou ao meter 3000 adeptos num espaço para 1000.
Vocês têm que começar a escolher melhor os vossos dirigentes porque com estes dois arranjaram um bonito caldinho que ainda vos vai custar muito.
Continuam as vossas lamúrias à custa de tudo e todos. Pensem bem em qual será o clube que já foi mais favorecido e depois falem.
Acabem com as queixas porque para vocês é sempre injustiça e vejam bem a equipa que têm e pensem porque é que um jogador como o Tiago quis fugir a sete pés do vosso clube. Isso sim é preocupante!

Pedro

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour