domingo, outubro 31, 2004

NBA - Divisão Central

NBA. Conferência Este

Divisão Central (Central Division)

Desta divisão fazem parte o campeão em título e a equipa com melhor registo na regular season de 2003-2004. Detroit Pistons e Indiana Pacers são os únicos favoritos ao título da Central e os principais candidatos a alcançar a final da Conferência Este. Os Cleveland Cavaliers estarão até final na luta pelo playoff, enquanto que Chicago Bulls e Milwaukee Bucks certamente não chegarão à fase final da temporada.

Campeões em título, os Pistons não mexeram no 5 inicial. Chauncey Billups, Richard Hamilton, Tayshaun Prince, Rasheed Wallace e Ben Wallace vão procurar o back-to-back (2 títulos consecutivos), este ano sem a companhia de Mike James (Bucks), Corliss Williamson (76ers) e Mehmet Okur (Jazz). As saídas destes foram muito bem colmatadas com as aquisições de Ronald Dupree (ex-Bulls), Antonio McDyess (ex-Nuggets), Derrick Coleman (ex-76ers) e Carlos Delfino, um campeão olímpico que já fora escolhido no draft em 2003 mas que só este ano chega à NBA. Este ano pode ser ainda marcado pela explosão de Darko Milicic, uma das primeiras escolhas do draft de 2003, mas que pouco jogou na sua época de rookie.

Os Indiana Pacers continuam a ser uma equipa forte, tal como na época passada. A chegada de Stephen Jackson (ex-Hawks), fundamental no título dos Spurs em 2002-2003, adiciona experiência a um conjunto jovem, com muito talento e potencial, liderado pelo veteraníssimo Reggie Miller. Contudo, para tal os Pacers tiveram que abdicar de Al Harrington, outro jovem talentoso, que fez o percurso inverso. Destaque ainda para mais 2 jovens: Jermaine O'Neal e Ron Artest, o melhor defensor da NBA em 2003-2004.

Os Chicago Bulls continuam a sua travessia do deserto, iniciada com o fim da era Jordan. Este ano voltam a ter uma equipa muito jovem, com alguma qualidade, mas com pouca experiência. Kirk Hinrich, Tyson Chandler e Eddy Curry serão este ano acompanhados por Ben Gordon (nº 3 do draft), Luol Deng (7ª escolha do draft) e Andres Nocioni (campeão olímpico e vice-campeão mundial em 2002, pela Argentina). Com 2 ou 3 veteranos de qualidade, os Bulls podem voltar ao playoff dentro de 2 / 3 anos. Por enquanto, não dá.

Os Cleveland Cavaliers são a equipa de LeBron James. Apesar de não possuírem nenhum outro elemento que faça a diferença, os Cavs podem aspirar ao playoff, pois é preciso ter em conta jogadores como Jeff McInnis, Zydrunas Ilgauskas, Drew Gooden (ex-Magic) e Eric Snow (ex-76ers). Porém, os Cavs podem acusar a saída de Carlos Boozer (para Utah), que muita falta fará no jogo interior.

Os Milwaukee Bucks são na minha opinião a equipa mais fraca da divisão. Longe vão os tempos do run and gun de Sam Cassell, Ray Allen e Glenn Robinson. Num plantel fraco, realce para Michael Redd, Keith Van Horn, dono de um palmarés impressionante no basquetebol universitário mas que nunca correspondeu às expectativas na NBA, e Mike James, campeão pelos Pistons em 2003-2004 (era o suplente de Billups).

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour