domingo, janeiro 09, 2005

Notas soltas

SuperLiga

Após a realização do Sporting - Benfica, apraz-me tecer algumas considerações sobre os protagonistas.

Começando pelo homem do momento e também melhor em campo. Havia muita polémica à volta do Liedson. Joga, não joga? O Peseiro entendeu colocá-lo de início e eu acho que fez bem. Mas uma coisa é certa, o seu comportamento deve ser punido. E se a situação fosse com um Rogério ou um Pinilla, duvido que fossem convocados.

Quim ou Moreira? Moreira. O Quim efectuou em Alvalade defesas de alto nível, mormente a remates do Carlos Martins (defesa fantástica) e do Hugo Viana (num livre) mas, na minha opinião, estava mal colocado no lance do 1-0. Na altura do cruzamento proveniente do flanco esquerdo, o Quim dá um passo em frente que depois permite que a bola cabeceada pelo Liedson lhe passe por cima.

Mantorras voltou a jogar uma partida oficial, pouco mais de 2 anos depois. Entrou com garra, com vontade de correr, deu um nó cego ao Paíto e mostrou estar fisicamente recuperado, pelo menos aparentemente. Espero que seja de vez. Ele merece.

Carlos Martins. Talvez seja uma afirmação um pouco prematura. É definitivamente uma afirmação polémica. Mas ainda assim vou proferi-la. Carlos Martins é o sucessor do Rui Costa (eu sei que estou a esquecer-me do Deco, mas é um "esquecimento" premeditado, porque o Deco é de outro campeonato). Depois de Simão, Hugo Viana, Quaresma, Cristiano Ronaldo e Custódio, 2004/2005 marca a explosão definitiva de mais um craque leonino.

Que disparate do João Pereira no lance do 2-1. Tanto tempo que teve para aliviar a bola. E já agora, o Trapattoni poderia ter sido mais lesto a introduzir o Argel na partida após a expulsão do Alcides (relembro que o Fyssas deixou o Carlos Martins solto na área, porque estava a compensar a ausência de um central).

O árbitro. Não houve daqueles lances polémicos que por si só alteram o resultado, nomeadamente grandes penalidades ou dúvidas sobre bolas que ultrapassam a linha de golo ou não. Duarte Gomes esteve relativamente bem, não apitou a tudo, mas também não permitiu indisciplina nem violência. No golo do Benfica não há fora-de-jogo, o Rui Jorge é bem expulso, a falta sobre o Petit é claramente fora da área e o mesmo Petit não faz falta sobre o Sá Pinto, que se isolava (que mergulho...). Só falhou num lance. Quiçá decisivo. Alcides foi mal expulso. A falta já de si suscita dúvidas, mas Bruno Aguiar e João Pereira fechavam o caminho a Liedson. Talvez o árbitro não tenha resistido à ânsia, mesmo que de forma subconsciente, de equilibrar as forças, para que não o acusassem mais tarde de ter puxado para um lado. Mas não foi pelo árbitro que o Sporting ganhou.

2 Comments:

At 21:21, Anonymous Anónimo said...

houve pelos menos 3 penaltys a favor do slb... eu vi... eu sou sportinguista e admito. sou uma pessoa justa. o benfica merecia ganhar. apesar de o jogo de vez em kando ser dominado pelo meu sporting. oslb merecia ganhar. o peseiro é rabeta!!! só tou a pôr isto anónimo pk se a minha mãe vê dá-me com a colher de pau. viva o sporting! peseiro pa rua. o-zone (adepto ferrenho do scp)

 
At 21:38, Anonymous Anónimo said...

miguel a presidente e estremoz será diferente!! anónimo. viva o-zone

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour