sexta-feira, novembro 26, 2004

Grandes, mas só às vezes

SuperLiga / Taça UEFA

Depois de um fim de semana para esquecer na SuperLiga, os chamados "3 grandes" redimiram-se nas competições europeias.

Respeitando a ordem cronológica, comecemos pelo Porto. Conseguiram perder em casa com as reservas de uma equipa que tinha levado 6 em Alvalade na semana anterior. Analisando:
- o Porto actualmente está dependente de Diego, que não jogou;
- McCarthy resolveu mostrar novamente que se quer ir embora, agredindo um adversário (a juntar ao pedido para sair, à relação tempestuosa com Fernández e à catadupa de golos que marca, óptimo cartão-de-visita);
- Maniche e Derlei não rendem metade do que rendiam com Mourinho;
- Quaresma não jogou nada e Carlos Alberto pura e simplesmente não jogou (do "Fabuloso" Luís Fabiano nunca mais ninguém falou);
- Continua a não haver um lateral-esquerdo em condições.

Ou seja, é só desgraças. Então, que melhor remédio do que ganhar em Moscovo. Dito e feito. Outra vez McCarthy, agora pelas melhores razões; alguma sorte à mistura e... 1ª vitória na Liga dos Campeões. Vislumbra-se a luz ao fundo do túnel, nas contas do apuramento, apesar de dependerem de terceiros.

Depois o Sporting. Sabendo de antemão da derrota do Porto, o Sporting entrou em campo em Aveiro, perante um Beira-Mar aguerrido, cuja chicotada psicológica resultou no louvável pecúlio de 0 vitórias em 7 jogos (incluindo um 5-0 no Estoril). Os leões apanharam-se a perder, encheram-se de brios e deram a volta ao jogo. Depois, nos últimos 15 minutos lembraram-se que o treinador é o Peseiro e deixaram-se empatar. Grande 31? Não faz mal, o Liedson resolve: toma lá chapa 4 no fraquíssimo Dinamo Tbilisi, no frio da Geórgia. Hat-trick do matador brasileiro e... apuramento garantido.

Finalmente o Benfica. O Porto tinha perdido e o Sporting empatado. A liderança isolada estava ao alcance. Bastava uma vitória, na Luz, sobre o Rio Ave. 1-0 aos 3 minutos. 2-0 a meio da 1ª parte. 3-1 ao intervalo. Ou seja, toca a adormecer na 2ª parte. O Rio Ave reduz e ameaça claramente o empate. Trapattoni, pouco satisfeito com o desempenho da equipa, resolve mexer na equipa. " O Miguel já não aguenta mais", dizem uns. "O Geovanni não anda ali a fazer nada. Não ataca nem defende" argumentam outros. "O Sokota está cansado e não consegue rodar para a baliza", queixavam-se os restantes. Então, a "Velha Raposa" faz o mais natural... tira Karadas! Conclusão: o Rio Ave empatou, o Benfica já não teve força para carregar e Trap deixou 2 substituições por fazer. 2 pontos a voar e o Benfica apenas consegue igualar o FCP na liderança.
Na Taça UEFA limitou-se a garantir os serviços mínimos perante o Dinamo Zagreb (bons de bola, mas muito tenrinhos), quando uma goleada, perfeitamente ao alcance, poderia significar o 1º lugar (relembre-se que o Estugarda perdeu na Holanda, com o Heerenveen, e existe agora a possibilidade do SLB ainda ser 1º do grupo: o critério de desempate é o goal average, pois o confronto directo não é aplicável, fruto de apenas haver 1 jogo entre cada par de equipas).

Previsão para o próximo fim-de-semana:
- Vitória de Setúbal - Porto. O desgaste europeu, a possível gestão do plantel, o pensamento no jogo com o Chelsea e a qualidade e ambição dos sadinos vão ser de mais para os campeões europeus. O Vitória vence.
- União de Leiria - Benfica. As ausências de Miguel, Luisão e Petit (para não falar de Carlitos, Nuno Gomes e Mantorras) e o mais que provável regresso de Argel e Paulo Almeida ao 11 podem trazer dissabores ao Benfica. Já disse antes que é muito difícil para o Benfica jogar em simultâneo com Paulo Almeida e os 2 pontas-de-lança calmeirões. Se Simão estiver inspirado, o Benfica ganha a uma União irregular. Se não... mais pontos a voar lá para os lados da 2ª Circular.
- Sporting - Moreirense. No totobola, 1 de caras. Em condições normais, o Sporting vencerá por 2 ou mais golos de diferença. Contudo, sublinhe-se a expressão "condições normais"... E não estou a falar de árbitros... Digamos que o Sporting é pródigo em oferecer emoção às partidas em que é claramente favorito...

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour