terça-feira, novembro 02, 2004

NBA - Divisão Pacífico

NBA. Conferência Oeste

Divisão Pacífico (Pacific Division)

Tal como os Wolves no Noroeste, também no Pacífico há uma equipa muito acima das outras, que vencerá a sua divisão e que é candidata ao título: os Sacramento Kings. De resto, os Phoenix Suns prometem chegar ao playoff, mas os outros conjuntos dificilmente o alcançarão.

Candidatos ao título, os Sacramento Kings perderam o veterano Vlade Divac (para os Lakers), mas mantêm todas as outras figuras: Mike Bibby, Doug Christie, Bobby Jackson, Peja Stojakovic, Brad Miller e Chris Webber.

Em Phoenix, a saída de Antonio McDyess (para os campeões Pistons) não pode ser desvalorizada, mas é amplamente compensada pela entrada do base canadiano Steve Nash (ex-Mavericks), que se junta a Joe Johnson (que explodiu em 2003-2004), Shawn Marion e Amare Stoudemire. Aos Suns continua a faltar um poste em condições para poder aspirar a algo mais.

Finalmente Kobe Bryant tem os Los Angeles Lakers só para ele. No ano do dream team (em que se dizia que até Jack Nicholson poderia jogar que não se sentiria a diferença), a equipa falhou o título, apesar de até ter chegado surpreendentemente à final. Resultado: o fim de uma era e o desmantelamento do conjunto. Shaquille O'Neal fartou-se de Kobe e não descansou enquanto não foi trocado para Miami; Gary Payton queria mais protagonismo e foi para Boston; Rick Fox retirou-se, perseguido pelas lesões; Karl Malone idem aspas, apesar de ponderar voltar na próxima época; e até Derek Fisher saiu para Golden State. Para juntar a tudo isto, o treinador Phil Jackson (o "Mestre Zen" que levou os Bulls de Jordan a 6 títulos e os Lakers a mais 3) foi despedido. Sobra Kobe, a quem se juntaram Lamar Odom, Caron Butler e Brian Grant (envolvidos na troca de Shaq) e Vlade Divac, que regressou aos Lakers depois de vários anos em Sacramento. Tal como Iverson em Philadelphia, só Kobe não vai dar para chegar ao playoff.

A outra equipa de LA, os Clippers, vai passar mais um ano a tentar evitar ser a pior equipa do Oeste. Duvido que consigam. Quentin Richardson saiu para os Suns e Elton Brand permaneceu no conjunto, onde este ano terá a companhia de Shaun Livingston (nº4 do draft) e de Kerry Kittles (ex-Nets).

Finalmente os Golden State Warriors, equipa com algum potencial, mas a precisar de adquirir mais experiência, apenas personificada por Cliff Robinson, Derek Fisher (ex-Lakers) e Dale Davis (ex-Trail Blazers). Os jovens Speedy Claxton, Mike Dunleavy Jr., Troy Murphy e Jason Richardson vão continuar o seu processo de aprendizagem, mas sem chegar à fase final da temporada.

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour