segunda-feira, novembro 01, 2004

NBA - Divisão Noroeste

NBA. Conferência Oeste

Divisão Noroeste (Northwest Division)

E eis que chegamos à Conferência Oeste. O equilíbrio é a nota dominante e no Noroeste todos podem alcançar o playoff. Mas é claro que há uns mais favoritos que outros. Os Minnesota Timberwolves vão ganhar a divisão e são candidatos à final de Conferência, enquanto que os Denver Nuggets vão chegar, com alguns sobressaltos, ao playoff. Já Portland Trail Blazers, Seattle Sonics e Utah Jazz vão lutar até aos últimos jogos da regular season por uma vaga na fase seguinte.

Os Minnesota Timberwolves não alteraram nada na sua estrutura. Não houve nenhuma entrada digna de registo, nem nenhuma saída importante. Kevin Garnett, provavelmente o jogador mais completo da NBA, continua a ser o líder de uma equipa na qual pontificam ainda Sam Cassell, Troy Hudson, Latrell Sprewell, Wally Szczerbiak e Michael Olowokandi.

Tal como os Wolves, também os Denver Nuggets não mexeram muito. De registar "apenas" a chegada de Kenyon Martin (ex-Nets). O extremo-poste junta-se a Andre Miller, Voshon Lenard, Carmelo Anthony, Nenê Hilário e Marcus Camby, numa equipa jovem, com potencial e aspirações, mas que terá de consolidar o aspecto psicológico, onde claudicou na época passada, o que quase lhe custou o acesso à postseason. Em relação às saídas, destaca-se a do experiente Jon Barry para Atlanta.

Os Portland Trail Blazers falharam o playoff em 2003-2004, algo que não sucedia desde o início da década de 80. O insucesso poderá repetir-se este ano, pois as lacunas da equipa não foram colmatadas. A aquisição do base veterano Nick Van Exel (ex-Warriors) acrescenta profundidade ao perímetro, juntamente com Damon Stoudamire e Derek Anderson. Mas o mentalmente desequilibrado Darius Miles, o insatisfeito Shareef Abdur-Rahim, Zach Randolph (jogador da NBA que mais evoluiu na época transacta) e Theo Ratliff serão insuficientes para lutar com as melhores equipas do Oeste. Faltam outro elemento tão regular como Randolph e um poste que marque pontos.

Em Seattle mora uma incógnita. Ninguém sabe o que esperar dos Sonics. Só Ray Allen pode fazer a diferença, mas há potencial para sonhar com o playoff. Rashard Lewis é um jogador espectacular mas inconstante; Nick Collison, de quem se esperava muito, passou a época de rookie lesionado; o desconhecido Ronald Murray espera repetir a temporada fenomenal de 2003-2004; e o ressaltador Danny Fortson procura relançar a carreira depois de uma época falhada em Dallas. Contudo, Brent Barry, que saiu para os Spurs, fará muita falta.

Finalmente os Utah Jazz, a equipa que melhor se reforçou no Noroeste. As entradas de Carlos Boozer (ex-Cavaliers) e do campeão Mehmet Okur (naturalmente ex-Pistons) fortalecem bastante o jogo interior de um conjunto subvalorizado, cuja figura-mor é o russo Andrei Kirilenko.

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour