domingo, outubro 31, 2004

NBA - Divisão Sudeste

NBA. Conferência Este

Divisão Sudeste (Southeast Division)

Esta divisão vai ser totalmente dominada pelas equipas da Florida. E tal como nas eleições presidenciais americanas, na Florida nunca se sabe quem vai ganhar. Miami Heat ou Orlando Magic? Eu apostaria nos Heat, por uma razão muito simples: Shaquille O'Neal. E como dos fracos não reza a história, durante a época pouco se falará de Atlanta Hawks, Washington Wizards e da novel equipa, Charlotte Bobcats.

Em Miami, a excitação é enorme. As saídas dos titulares Lamar Odom, Brian Grant e Caron Butler para os Lakers não preocupam, pois de Los Angeles chegou Shaquille O'Neal. Não chegará para o título, provavelmente não dará sequer para alcançar a final da Conferência, mas Shaq, Dwyane Wade e Eddie Jones prometem espectáculo.

Os Orlando Magic viram sair Tracy McGrady, o melhor marcador da Liga, para Houston. Tyronn Lue e Juwan Howard acompanharam-no. Drew Gooden foi para Cleveland. Ou seja, 4 dos melhores jogadores foram embora. Daqui é fácil concluir que a pior equipa de 2003-2004 foi sujeita a uma remodelação profunda. Mas chega de más notícias. Dos Rockets vieram Steve Francis, Cuttino Mobley e Kelvin Cato. O atirador Hidayet Turkoglu chegou dos Spurs e Tony Battie dos Cavaliers. Os Magic tiveram direito à 1ª escolha do draft, com a qual seleccionaram Dwight Howard. Dava para formar uma equipa competitiva, mas faltava algo. E eis que parece que 2004-2005 será a época de regresso de Grant Hill ao mais alto nível, a confiar nas boas indicações da pré-temporada, ele que fora utilizado regularmente pela última vez em 1999-2000, ainda em Detroit.

Em Atlanta, outra remodelação profunda. Saíram o estratega Jason Terry (Dallas), o atirador Bob Sura (Houston), Stephen Jackson (Indiana) e Alan Henderson (Dallas), todos eles titulares. Entraram Antoine Walker (ex-Dallas) e Al Harrington (ex-Indiana), que podem constituir uma excitante dupla de extremos, mas não só. Foram igualmente adquiridos veteranos de qualidade, como Tony Delk (ex-Dallas), Jon Barry (ex-Denver), Kenny Anderson (ex-Indiana) e Kevin Willis (42 anos, o mais velho da Liga, ex-San Antonio). Com alguma sorte à mistura, pode ser possível lutar pelo playoff.

Em Washington mora uma equipa jovem, com potencial, cuja estrutura não foi muito alterada. Houve apenas uma mudança significativa, a troca da principal figura da equipa. Um negócio com Dallas permitiu adquirir Antawn Jamison, por troca com Jerry Stackhouse. De resto, Gilbert Arenas (um base em evolução constante), Kwame Brown (ex-nº1 do draft, 1º jogador a alcançar tal desiderato sem nunca ter passado pela Universidade, mas que nunca justificou a aposta pessoal de Michael Jordan em si) e o high-flyer Larry Hughes, podem ajudar a formar um 5 interessante, mas pouco mais que isso.

Finalmente, os Charlotte Bobcats, que se vão estrear na Liga. Evitar o pior registo da NBA já será uma vitória, para uma equipa dependente de Emeka Okafor, nº2 do draft. Será curioso analisar a prestação de Gerald Wallace, que mostrou potencial em Sacramento, mas onde nunca foi 1ª escolha, ao contrário do que acontecerá em Charlotte.

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour