terça-feira, novembro 02, 2004

NBA - Divisão Sudoeste

NBA. Conferência Oeste

Divisão Sudoeste (Southwest Division)

Finalmente a Divisão Sudoeste, que contém 3 candidatos ao título, incluindo o principal favorito: San Antonio Spurs. Houston Rockets e Dallas Mavericks prometem muito, enquanto que os Memphis Grizzlies também têm legítimas aspirações de alcançar o playoff. Sobram os New Orleans Hornets, a quem saiu a fava (já explicarei mais à frente).

San Antonio Spurs. Tim Duncan. Mais uma vez favoritos a ganhar o título e o prémio de MVP, respectivamente. Para que tal se verifique são indispensáveis os contributos de Tony Parker, do campeão olímpico Manu Ginobili, do exímio defensor Bruce Bowen, do atirador Brent Barry (ex-Sonics), do experiente e já várias vezes campeão (2 vezes pelos Rockets e 3 nos Lakers) Robert Horry (sempre decisivo no postseason), de Malik Rose e de Rasho Nesterovic. Apenas de registar a saída de Hedo Turkoglu, para os Magic.

Os Dallas Mavericks sofreram uma remodelação significativa, depois de alguns anos a perseguir sem sucesso o título. Se as saídas de Travis Best (Nets), Tony Delk (Hawks) e mesmo de Danny Fortson (Sonics) não são inultrapassáveis, já os abandonos de Antawn Jamison (Wizards), Antoine Walker (Hawks) e sobretudo de Steve Nash (Suns) demonstram claramente a vontade dos Mavs em romper completamente com o passado recente. Sendo assim, a Marquis Daniels, Michael Finley, Josh Howard e Dirk Nowitzki juntam-se agora Jason Terry e Alan Henderson (ambos ex-Hawks) e Jerry Stackhouse (ex-Wizards). Ainda assim, potencial suficiente para lutar pela final de Conferência.

Agora os Houston Rockets, que prometem espectáculo, muito espectáculo. Sim, é verdade que Steve Francis foi para Orlando (acompanhado por Cuttino Mobley e Kelvin Cato), mas foi substituído por Tracy McGrady, "só" o melhor marcador da NBA, que trouxe consigo Tyronn Lue (bicampeão nos Lakers em 2000 e em 2001) e Juwan Howard. Estes juntam-se a Jim Jackson, ao atirador Bob Sura (ex-Hawks) e ao gigante chinês Yao Ming, que dispensa apresentações. Ah! E quando este precisar de descansar, quem melhor para o substituir que Dikembe Mutombo (ex-Knicks), eleito por 4 vezes o melhor defensor do ano da NBA. Mais um candidato à final de Conferência, pelo menos.

Em Memphis mora uma equipa sem alterações significativas em relação à que conquistou o acesso ao playoff em 2003-2004. Pau Gasol continua a ser o líder de um conjunto que alberga ainda Jason Williams, Bonzi Wells e Mike Miller. Prevê-se uma época semelhante à anterior.


Restam os New Orleans Hornets que, com o realinhamento provocado pela entrada dos Charlotte Bobcats, foram parar ao Oeste. Ou seja, saiu-lhes a fava de se mudarem para o Oeste, onde terão enormes dificuldades em aceder ao playoff, o que não aconteceria no Este. Destacam-se veteranos de qualidade como Darrell Armstrong, David Wesley, George Lynch e P.J. Brown, mas os Hornets dependem de Jamal Mashburn e Baron Davis. Contudo, Mashburn vai falhar toda a época devido a lesão, um duro revés que ceifa quase todas as aspirações da equipa. Em relação ao mercado, realce para a entrada de Rodney Rogers (ex-Nets) e para as saídas de Stacey Augmon (Magic) e Steve Smith (Bobcats), todos eles também veteranos de qualidade.

E pronto! As 2 conferências, as 6 divisões e as 30 equipas estão analisadas! A antevisão da temporada está concluída! Esta madrugada, de 3ª para 4ª, começa o espectáculo. Os campeões Pistons recebem os Rockets de McGrady e Yao Ming; os Kings vão ao Texas defrontar os renovados Mavericks e no 1º jogo dos Lakers sem Shaq, os Nuggets visitam Los Angeles.

Let the games begin!

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour