sábado, maio 07, 2005

Épico... AZ Alkmaar 3-2 Sporting

Um jogo empolgante desde o primeiro minuto, em que o AZ entrou dono e senhor do jogo. Conseguiu transformar a sua superioridade inicial num golo e numa bola ao poste que poderia ter sido fatal para as aspirações leoninas. Mas o que é facto é que a bola não entrou e o Sporting começou então a responder paulatinamente ao maior domínio dos holandeses, tendo chegado através do seu goleador ao golo pouco antes do intervalo.
A segunda parte começava com o mesmo ritmo da primeira, intenso e com os holandeses a tentar marcar de forma a poderem ainda sonhar com a final. O golo surgiu e os holandeses entraram em delírio (se é que não estavam já), desferindo então um ataque final à baliza de Ricardo, na tentativa de marcar um terceiro golo antes do fim dos 90 minutos. Estiveram perto por várias ocasiões, mas foi nesta altura que se percebeu que o Sporting estava com a sorte do seu lado, tendo conseguido levar o jogo a prolongamento, depois do AZ ter falhado várias oportunidades claras para marcar.
No prolongamento foi o Sporting que entrou mais forte, demonstrando que ainda havia pernas para sonhar com a final em Alvalade, o que era obviamente um factor de motivação extra. No entanto foi o AZ que marcou e fez a festa... o 3-1 parecia ter sido um golpe fatal para o SCP e os adeptos holandeses entraram em euforia. Mais do que a equipa do AZ, eram eles que mereciam a vitória pois para além de nunca terem perdido a fé e a esperança que depositavam na sua equipa, também nunca se calaram, cantando incansavelmente durante os 120 minutos de jogo. Só que quem ri por último ri melhor, e aos 120 minutos o alentejano Miguel Garcia não se atrasou na antecipação aos defesas e marcou mesmo... quando já ninguém acreditava no golo da salvação, Deus olhou para baixo e disse "aquele é o cara" (frase celebrizada por Romário) e Miguel marcou, deixando o Sporting na final de uma competição que nunca ganhou, e que tem agora 51% de hipóteses de conquistar.

Foi um daqueles jogos que fazem do desporto rei, um dos maiores espectáculos do mundo... Um jogo bem jogado, emotivo, com as duas equipas na busca do golo. Nenhuma das equipas merecia perder, mas a eliminar apenas uma podia passar, e o Sporting no conjunto dos jogos acabou por justificar a final.

Agora só resta desejar... Boa sorte!

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour