terça-feira, outubro 28, 2008

F1: Quem será o campeão, Hamilton ou Massa?

Decidem-se este Domingo, no circuito de Interlagos, em São Paulo, os títulos de 2008 da Fórmula 1, ainda e sempre a disciplina máxima do desporto automóvel.
E se só uma hecatombe retirará o título de construtores à Ferrari (11 pontos de vantagem sobre a McLaren-Mercedes), o campeonato de pilotos está ao rubro. Com efeito, Lewis Hamilton necessita de alcançar pelo menos o 5º lugar, para se salvaguardar de uma hipotética vitória de Felipe Massa.

Na minha opinião, Lewis Hamilton é um excelente piloto, que dá espectáculo e que na sua segunda temporada já demonstra ser um dos melhores da Fórmula 1. O próprio Michael Schumacher já afirmou publicamente que o inglês poderá tornar-se num dos melhores de sempre.
Ainda assim, não me revejo na sua postura arrogante e na sua condução demasiado agressiva.

Lewis Hamilton ainda não é melhor piloto que Fernando Alonso, que, tendo sido bicampeão pela Renault, saiu para a McLaren, lutou pelo título até à última corrida mesmo sem o apoio da própria equipa e voltou este ano à Renault, logrando vencer duas corridas, algo impensável no início da temporada. E o inglês também ainda não estará ao nível de Kimi Räikkönen, o ainda campeão em título, cujo annus horribilis de 2008 não pode apagar tudo aquilo que já fez, desde os tempos de menino prodígio, na antiga Sauber-Petronas, que necessitava de uma licença especial por não ter idade para pilotar um F1.

Mas Lewis Hamilton é claramente superior a Felipe Massa. O brasileiro tem cometido inúmeros erros em 2008, desde os 5 piões em Silverstone (6 de Julho) ao toque em Lewis Hamilton no GP do Japão (12 de Outubro), passando pela paragem na box que redundou num arranque com a mangueira do combustível atrelada ao Ferrari (28 de Setembro).

Por tudo isto, apesar de Felipe Massa correr no seu país e num circuito onde a Ferrari tem dominado nos últimos anos (dobradinha Raïkkönen-Massa em 2007 e vitória de Massa em 2006, em ambos os casos precedidas por pole positions do brasileiro), penso que Hamilton estará à altura da ocasião. As más experiências vividas em 2007 e no GP do Japão deste ano servirão para o inglês perceber que não precisa de arriscar para se tornar o próximo campeão do Mundo de Fórmula 1.

3 Comments:

At 20:16, Anonymous Anónimo said...

Como seria óbvio, tenho que comentar este "artigo".
Sem duvida nenhuma, pelo menos para mim, que nem o Ha-miles-ton nem o Massa têm qualidade para estar a lutar pela vitória no mundial. Este ano a F1 é uma espécie de campeonato nacional no ano do titulo do Boavista, ou até do titulo do Benfica. Bastante nivelado por baixo. O pobre do Senna deve estar a dar voltas no túmulo. Não tenho dúvidas que um Alonso (apesar de também o odiar) não teria qualquer dificuldade em limpar este campeonato se tivesse um carro melhor. Até um BMW era capaz de chegar. Mais facilmente o grande Shumi limpava isto. Esse sim, um grande piloto. Se se confirmar a saída da Ferrari da F1, para mim passa a ser mais um desporto ao qual não vou dedicar nem 1 minuto da minha atenção. A F1 já não é o que era e estão a tentar acabar com o "circo" de uma vez por todas. Já para não falar dos enormes custos que nos dias de hoje já não se justificam. Há coisas bem mais importantes onde investir dinheiro. (em gajas por exemplo!) - tinha de meter uma punchline, sorry -

 
At 13:58, Anonymous Anónimo said...

Apenas tenho a dizer que, entre os dois, torço pelo Massa, apesar de não ser um piloto que me fascine. A questão é que não posso com o Hamilton! E ninguém me tira da cabeça que vai haver um golpe de teatro qualquer, em que alguém vai mandar o Hamilton para fora de pista...Gostava de ver o Alonso na Ferrari...

 
At 17:28, Anonymous Anónimo said...

Já se percebeu que não gostas de massa, mas também não precisas de culpar o homem pelo episódio da mangueira. Aquilo foi um raro concentrado de incompetência da equipa que, nos tempos do odioso Schumacher, funcionava como um relógio suíço. Desde darem ordem de arranque com a mangueira colocada (provavelmente por repararem que o companheiro já lá estava, qual bomba de gasolina do Jumbo de Alfragide aos domingos), ao facto de mandarem o homem para a fila enquanto o Massa ainda era abastecido, ao tempo que demoraram para ir safar o Massa...enfim, o verdadeiro "Circo da F1"!

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour