domingo, novembro 02, 2008

Estrelas do futuro

Para qualquer verdadeiro adepto de futebol, descobrir novos talentos é um dos desafios mais aliciantes que se lhe pode colocar. O jogoteclado decidiu fazer esse exercício e elaborou um hipotético 11, constituído por jogadores sub-21 que começam a aparecer no mundo do futebol, mas que ainda não atingiram o reconhecimento de todos os adeptos.
É por esta razão que dele não constam estrelas como Sergio "Kun" Agüero (Argentina, At.Madrid, 02.06.1988 - 20 anos) ou Anderson (Brasil, Manchester United, 13.04.1988 - 20 anos), por exemplo.

Assim sendo, aqui estão 11 miúdos que prometem vir a tornar-se verdadeiros craques. Para tal basta que aproveitem o enorme potencial que já demonstraram possuir.

GR: Joe Hart (Inglaterra, Manchester City, 19.04.1987 - 21 anos)
DD: Rafael da Silva (Brasil, Manchester United, 09.07.1990 - 18 anos)
DC: Jonny Evans (Irlanda do Norte, Manchester United, 03.01.1988 - 20 anos)
DC: Sidnei (Brasil, Benfica, 23.08.1989 - 19 anos)
DE: Gareth Bale (País de Gales, Tottenham, 16.07.1989 - 19 anos)
MC: Denílson (Brasil, Arsenal, 16.02.1988 - 20 anos)
MC: Sergio Busquets (Espanha, Barcelona, 16.07.1988 - 20 anos)
MO: Alan Dzagoev (Rússia, CSKA Moscovo, 17.06.1990 - 18 anos)
AV D: Theo Walcott (Inglaterra, Arsenal, 16.03.1989 - 19 anos)
AV E / PL: Mario Balotelli (Itália, Inter, 12.08.1990 - 18 anos)
PL: Bojan Krkic (Espanha, Barcelona, 28.08.1990 - 18 anos)

Possivelmente já estarão familiarizados com alguns destes jogadores, não apenas de nome, mas por já conhecerem aquilo de que são capazes, dentro de campo. Mas relativamente a outros, o desconhecimento será (quase) total.
Como tal, oportunamente o jogoteclado apresentará cada um deles de forma mais detalhada.

E para terminar, aqui fica o desafio aos leitores para que identifiquem também os seus wonderkids de eleição, sejam eles referidos neste post ou então quaisquer outros que estejam a despontar pelos relvados do planeta.

2 Comments:

At 23:57, Anonymous Anónimo said...

Estou algo desiludido com essa prospecção. Limitaste-te a enumerar alguns dos jogadores sub-21 que vemos jogar ao fim-de-semana em alguns dos principais clubes.
Facilmente encontraríamos outros tantos igualmente promissores jovens no plantel principal do Arsenal, por exemplo. (De aplaudir a capacidade do Wenger para apanhá-los ainda verdes e também, diga-se, concretizar todo o potencial desses miúdos.)

De qualquer modo, jovens talentos há muitos e muitas "futuras estrelas" ficam pelo caminho por todo o mundo. Assim, uma pesquisa mais aturada resultaria numa lista infindável de promessas.
Limitando a procura a um cenário doméstico, enumeraria alguns jovens que vão ganhando maturidade no Trofense e Olhanense, por exemplo. A minha grande aposta vai para o Diogo Viana, que o SCP teve de ceder ao FCP, a contragosto, para poder ter o Postiga.

 
At 22:40, Blogger Miró said...

O meu post não pretendia ser uma prospecção, até porque não sou um scout. Não fiz qualquer pesquisa para seleccionar os jogadores; escolhi "de cabeça" os que mais me marcaram nos últimos tempos. A única pesquisa incidiu na sua data de nascimento, para aferir se cumpriam o critério que defini a priori de terem 20 anos ou menos (a excepção acabou por ser o Hart, que já fez os 21). O objectivo do post era elogiar e dar a conhecer futebolistas que aprecio. E que aprecio porque já os vi jogar várias vezes, o que me permitiu formar uma opinião acerca dos mesmos.

Por essa razão, todos os jogadores "que me limitei a enumerar" (vão ser alvo de análise detalhada no futuro, conforme já tinha dito) jogam na Europa e em clubes que podemos ver assiduamente na televisão. A excepção será o Dzagoev, que me encantou no recente CSKA 3-0 Deportivo (jogo em que bisou) e que é um dos melhores marcadores do campeonato russo (que está quase a terminar), apesar de ter apenas 18 anos e de não ser um ponta-de-lança.

Pelos mesmos motivos, não menciono aqueles "craques" que aparecem do nada e que parece que vão dominar o Mundo, como o brasileiro Kerlon ou o argentino Diego Buonanotte. Ou ainda o Freddy Adu, que tarda em impôr-se na Europa (raramente é opção no Mónaco). Até podem vir a tornar-se grandes estrelas, mas como nunca os vi jogar, não os julgo.

Só para concluir, com o meu 11 não pretendi afirmar que estes eram os melhores jovens jogadores do Mundo, nas suas posições. Apenas e só 11 dos melhores (e dos que mais têm dado nas vistas).

ZZ, obrigado pelo teu comment. Aguardo que indiques mais nomes a seguir, como o Diogo Viana! A bem do futebol português, esperemos que o FCP volte a aproveitar melhor as suas camadas jovens, em vez de contratar um número elevado de estrangeiros de qualidade duvidosa. Não basta resgatar juniores dos outros clubes, é preciso lançá-los a sério na equipa principal.

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour