terça-feira, fevereiro 15, 2005

Tudo por decidir também lá por fora

Não é só por cá que por esta altura do ano ainda não se vislumbra um campeão nacional. Com o regresso das competições europeias, esta é a altura para efectuarmos um balanço internacional.

A Premier League é a única que parece decidida. Os 9 pontos de avanço do Chelsea sobre o Manchester United permitem encarar a eliminatória com o Barcelona para a Champions League com alguma tranquilidade, já que um eventual deslize no campeonato não seria muito grave. O Arsenal parece-me definitivamente arredado, quer pela distância pontual, quer pela falta de profundidade do plantel. No Manchester United, a boa notícia é o regresso, que está para breve, de van Nistelrooy.

Em Espanha, o Real Madrid exerce uma pressão muito forte sobre o Barcelona. Os 12 pontos de desvantagem diminuíram para um terço e o moral do Real está em alta. Na Europa, o Real encontra a Juventus e o Barça medirá forças com o Chelsea.

Em Itália, 2 pontos separavam Juventus e Milan. O Milan sofreu 2 derrotas seguidas e a Juventus aumentou a sua vantagem para 8 pontos. A Serie A parecia decidida. Eis que nas duas jornadas seguintes, a Juve foi derrotada em casa pela Sampdoria, perdendo de seguida em Palermo. O Milan venceu os seus compromissos (a custo, basta relembrar o 2-1 à Lazio, com o golo de Crespo aos 90+4') e reduziu novamente para 2 pontos. No último fim-de-semana, a Juventus recebeu a Udinese (4º classificado), triunfando suadamente por 2-1, enquanto que o Milan venceu fora por 1-0, beneficiando de um autogolo. Com Real Madrid e Manchester United como próximos adversários europeus, a vecchia signora e os rossoneri podem sofrer problemas internos, provocados pelo desgaste "europeu".

O Bayern perdeu 3-1 em Bielefeld com o Arminia, o que permitiu ao Schalke 04 igualar os bávaros na liderança. E o Werder Bremen está somente a 4 pontos, o Hertha a 5 e o Estugarda e o Bayer Leverkusen a 6.

Na Holanda também só há 2 pontos a separar os dois primeiros: PSV e AZ Alkmaar (a título de curiosidade, o Ajax está a 8 da liderança e o Feyenoord, adversário do Sporting na Taça UEFA, a 14). Apesar da curta distância e da surpresa AZ (lá por cima desde o início, uma carreira brilhante na Taça UEFA e com 4 jogadores - em 18 - na última convocatória de Marco van Basten para a selecção holandesa, para o particular com a Inglaterra), penso que o PSV acabará por garantir o título.

P.S.: Ainda faltam jogar muitas partidas, incluindo Manchester United - Chelsea, Real Madrid - Barcelona e Milan - Juventus. Prognósticos???

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour