domingo, novembro 16, 2008

Estrelas do futuro I - Joe Hart

Nome: Joe Hart
Posição: Guarda-redes
Data de nascimento: 19-04-1987 (21 anos)

Nacionalidade: Inglês
Clube actual: Manchester City


Hart é um guarda-redes extremamente ágil, sobretudo se considerarmos a sua elevada estatura (1,91m). Apesar de ainda ser muito jovem, transparece uma maturidade crescente, revela muita segurança e transmite cada vez mais confiança a uma equipa que aposta forte nesta época, sobretudo após a aquisição do clube pelo Abu Dhabi United Group. Até à data, Hart é totalista em 2008-2009, tanto na Premier League como na Taça UEFA, num total de 19 jogos. Aliás, se o Manchester City está naquela competição europeia, em muito o deve a Hart, que brilhou na 2ª mão da 2ª pré-eliminatória, defendendo dois penalties no desempate final que permitiu ao City superar o Midtjylland, na Dinamarca.

O início da carreira


Joe Hart iniciou a carreira no Shrewsbury Town, o clube da sua cidade natal. Em Abril de 2004, um dia após o seu 17º aniversário, Hart estreou-se na equipa principal, numa partida da Conference, o 5º escalão do futebol inglês. Nessa época de 2003-2004 disputaria apenas mais um jogo e este panorama de utilização escassa não se alterou na época seguinte, já que o guarda-redes participou em 6 partidas, agora na League Two (4º escalão). Contudo, em 2005-2006, aos 18 anos, Hart assumiria a titularidade e com enorme sucesso, pois disputou todos os 46 jogos do campeonato e os seus bons desempenhos ainda lhe valeram a primeira chamada à selecção inglesa (sub-19) e o prémio de melhor guarda-redes da época na League Two.


A transferência para o Manchester City

Dado o enorme entusiasmo existente à volta de Hart, foi sem surpresa que, em Maio de 2006, foi anunciado que o Manchester City tinha contratado o guarda-redes, por um valor inicial de 600.000 libras (cerca de 880.000 Euros, ao câmbio da época), que poderiam ascender a 1.500.000 libras (ou 2.200.000 Euros) da seguinte forma: 5.000 libras por cada um dos primeiros 80 desafios em que Hart participasse pela equipa principal do Man.City (num total de 400.000 libras) e mais 500.000 libras, quando o guarda-redes participar num jogo oficial pela selecção inglesa (os jogos amigáveis não são considerados).

O jovem Hart assumiu a posição de 3º guarda-redes mas, logo em Outubro desse ano, estrear-se-ia na Premier League, frente ao Sheffield United, substituindo o lesionado Nicky Weaver e beneficiando ainda da ausência do sueco Isaksson, também devido a problemas físicos. Na época de estreia, disputou 4 jogos na Premier League, mantendo as redes invioladas em 3 deles. Ainda nessa temporada, Hart chegou à selecção de sub-21 e cumpriu dois empréstimos de um mês em clubes de escalões inferiores. As boas exibições foram premiadas com a convocatória para o Europeu de sub-21, disputado na Holanda. Contudo, Hart foi sempre suplente de Scott Carson e a Inglaterra seria eliminada pelos anfitriões nas meias-finais, no desempate por penalties mais longo de que há registo na história do futebol.


A conquista do seu espaço na Premier League

Na época seguinte (2007-2008), Sven-Goran Eriksson assumiu o comando do Manchester City, manteve Hart no plantel principal e acabou por entregar-lhe a titularidade à 8ª jornada. O guarda-redes fez 6 jogos consecutivos (estando presente no descalabro em Stamford Bridge, onde o City perdeu 6-0 com o Chelsea), não foi opção nos 4 jogos seguintes, mas voltou ao 11 na 18ª jornada e por lá se manteve até à 37ª e penúltima jornada, escapando assim aos humilhantes 8-1 com o Middlesbrough brindou o City no fecho do campeonato. O percurso de Hart incluiu ainda uma vitória histórica por 2-1 em Old Trafford, frente ao arqui-rival Manchester United, a primeira do City no "Teatro dos Sonhos" desde Abril de 1974.


A selecção principal

E depois de uma época verdadeiramente brilhante, surgiu finalmente a estreia pela selecção principal inglesa, pela mão do novel seleccionador inglês Fabio Capello, num particular com Trinidad e Tobago, em Junho de 2008. Com o eclipse de Paul Robinson e com David “Calamity” James, ainda titular da selecção aos 38 anos, cada vez mais próximo do final da sua carreira, adivinham-se novas oportunidades para Joe Hart no futuro próximo, até porque o guardião está na lista de convocados de Capello para o Alemanha – Inglaterra, que se disputará na próxima quarta-feira
.

1 Comments:

At 21:33, Anonymous Anónimo said...

Se gostas tanto dele, porque é que não casas com ele?
Penso que será mais um mediano, não tem quaisquer grandes feitos no seu passado recente e não é melhor que muitos outros que rebolam por aí.
De louvar a exaustão e detalhe da descrição, de lamentar a impertinência da mesma!

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour