segunda-feira, novembro 24, 2008

Ninguém pára o... Leixões?!

Sem prejuízo do Estrela da Amadora - F.C.Porto que ainda está por se disputar, qualquer análise à 9ª jornada da Liga Sagres versará sobre os triunfos forasteiros dos dois grandes da Segunda Circular. O Benfica venceu facilmente a Académica, em Coimbra, onde não perde há 35 anos. E, não muito longe, o Sporting sofreu para levar de vencida a Naval, num jogo extremamente polémico, com penalties e expulsões, à boa maneira portuguesa. Claro que, após uma partida tão sobressaltada, o D.Quixote de la Mancha lusitano não enjeitou a oportunidade para continuar a sua cruzada contra os moinhos de vento, voltando a brandir desenfreadamente a sua espada contra a arbitragem. Mas, como o que é demais também chateia, Paulo Bento devia perceber que estas declarações inflamadas (e desta vez sem razão nenhuma!) reflectem-se principalmente nos jogadores que comanda, cujo nervosismo é cada vez mais latente. Só assim se pode perceber que os experientes Derlei e Caneira tenham reincidido nas expulsões. Fica uma palavra de apreço para os outros 9 leões, que resistiram de forma estóica ao inconsequente ataque final dos figueirenses.

Mas e o que dizer do bravo Leixões? Após as vitórias no Dragão e em Alvalade e o estatuto de líder justo do campeonato de que começa a granjear na opinião pública, cada vez mais se teme que a equipa seja incapaz de manter os índices de motivação e de concentração, quando os adversários são de menor nomeada. Pois bem, José Mota e seus pupilos voltaram a responder de forma positiva a este desafio, vencendo em Vila do Conde, onde o Rio Ave já roubara 2 pontos a Porto e Benfica.

Ora bem, com quase um terço do campeonato já disputado, o Leixões perdeu em casa com o Nacional na jornada inaugural, empatou com o Benfica num jogo onde até merecia mais e... venceu as outras 7 partidas! Fora do Estádio do Mar são 5 vitórias em 5 jogos, incluindo os brilharetes no Dragão e no Alvalade XXI. A equipa de Matosinhos perdeu apenas 5 pontos em 27 possíveis e possui o 2º melhor ataque da Liga (a um golo do Benfica).

A estrutura do Leixões assenta essencialmente num guarda-redes que dá espectáculo na baliza, numa defesa compacta mas que até nem prima pela solidez, num trio de meio-campo extremamente lutador e que até aparece para finalizar (vide os 2 golos de Bruno China ou o golo de Roberto Sousa em Alvalade), na velocidade de Diogo Valente e do jogador-revelação Braga (ex-Leça) e finalmente na arte e na veia goleadora do artilheiro Wesley, melhor marcador da Liga Sagres, com 6 golos (a par de William, do Paços de Ferreira).

Não só José Mota continua a tirar o melhor rendimento de Wesley, como ainda tem conseguido mesclar a vasta experiência no escalão maior do futebol português de Laranjeiro, Zé Manuel ou Castanheira, com a "prata da casa" (Nuno Silva, Élvis, Joel, Bruno China ou Hugo Morais) e com jovens valores como Beto, Vasco Fernandes, Braga e Diogo Valente.

Apesar de apreciar muito esta lufada de ar fresco, não acredito que o Leixões se consiga manter no topo por muito mais tempo. Mas, dado o nível muito fraco ostentado por mais de metade das equipas do nosso débil campeonato e caso o mercado de Inverno não provoque uma revolução no (Estádio do) Mar, prevejo que os bebés de Matosinhos possam estar na luta pelo apuramento para a Taça UEFA. Pelo que já mostraram, podem perfeitamente ombrear com o novo-rico Braga; com as equipas da Madeira (sempre assentes na premissa da concorrência desleal face aos adversários do Cont'nente) e quiçá com um ainda errático Vitória de Guimarães.

2 Comments:

At 23:26, Blogger Ines Gomes said...

O Leixões é realmente a grade revelação da temporada, até agora. o seu percurso tem sido digno de um grande, batendo mesmo os três grandes (o empate com o benfica pode considerar-se uma vitória, pela exibição dos homens do mar)...
Será, com certeza, difícil manter este nível de exibição até ao fim da época, mas ninguém pode deixar de dar os parabéns. E concordo com a possível luta pelos lugares para a UEFA. Da maneira como os grandes têm jogado, tudo é possível esta época!

 
At 20:29, Anonymous Anónimo said...

Concordo com tudo!
Permite-me apenas referir um facto, que poderá ser desconhecido para alguns: este Leixões aposta na mesmissima estratégia do Vitória de Setúbal da época passada - chegando a X pontos, os jogadores recebem Y de prémio (para 21 pontos, 4.000 euros de prémio por jogador).
Isto aliado à motivação de vários jogadores para se mostrarem de forma a conseguirem o contrato da vida (vejam a idade do Wesley por exemplo) e ao facto do clube ter contratado o Vitor Oliveira, experiente no mundo do futebol e leixonense, explicam tudo.
É certo que a bola não é redonda, mas há detalhes que fazem a diferença entre o sucesso e o insucesso.
Pessoalmente não acredito que o Leixões continue lá por cima. Mas acredito numa luta pela UEFA.

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour