domingo, dezembro 14, 2008

Montanha-russa de resultados... e adeus Taça

A euforia é um estado de espírito desaconselhável a qualquer equipa de futebol. E, no futebol português, o Benfica é o caso mais paradigmático de quão depressa bestiais jogadores ou treinadores se podem tornar em verdadeiras bestas.

Por isso, quer-me parecer que o Benfica de Quique Flores insiste nesta irregularidade de resultados precisamente para evitar euforias desmedidas, principalmente por parte dos seus dirigentes e dos seus adeptos. Luís Filipe Vieira é especialista em colocar a equipa de futebol nos píncaros, quer isso se justifique ou não. E quanto aos adeptos, todos sabemos que basta um resultado positivo num jogo complicado ou um score mais expressivo, para que logo qualquer título deixe de ser uma miragem, para passar a ser uma certeza insofismável.

Num terreno muito difícil e sob condições meteorológicas extremamente adversas, Leixões e Benfica protagonizaram o espectáculo possível, sempre emotivo, mas nem sempre de boa qualidade, sobretudo no prolongamento, à medida que o cansaço dos jogadores aumentava proporcionalmente ao medo de perder e na razão inversa à vontade de vencer sem recurso ao sempre ingrato desempate por penalties. O golo não apareceu, vieram os tais penalties e, como é normal acontecer nestas situações, falhou o jogador mais conceituado – Reyes.

E, cá está, imediatamente após a goleada infligida ao Marítimo, no Funchal, o Benfica vê-se eliminado da Taça de Portugal Millennium. É verdade que o sorteio não foi favorável, é verdade que o Benfica até nem jogou mal, é verdade que nenhuma das equipas merecia perder e é verdade que os penalties são sempre uma lotaria.

Mas também é verdade que, depois do desastre que foi a participação na Taça UEFA, o Benfica de Quique Flores vê fugir outro dos objectivos para 2008/2009. Sobram a Carlsberg Cup e a Liga Sagres, maior objectivo de qualquer época, em que o Benfica até acabou de agarrar a liderança, na entrada do 2º terço da competição.


Isto, claro, a não ser que aconteça um verdadeiro golpe de teatro na próxima quinta-feira…

1 Comments:

At 14:56, Blogger Unknown said...

E já deviam ter ido à vida na elimatória passada, frente a um atrevido penafiel. A uefa já foi, a taça de portugal tb, sobram as competições com nomes de cervejas lol e tão boas q elas são fresquinhas

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour