quinta-feira, dezembro 04, 2008

Parabéns, Cristiano Ronaldo!

Vaidoso? Sim. Convencido? Também. Imaturo? Muito. Melhor futebolista do Mundo durante 2008? Inquestionavelmente.

Pois é, o nosso Cristiano Ronaldo lá ganhou a Bola de Ouro. É, na minha opinião, um galardão justo para o jogador que mais se distinguiu ao longo do ano. Independentemente de todos os defeitos da sua personalidade e apesar do final de ano espectacular de Messi, da excelente época de Torres no Liverpool e do brilhante Euro’2008 de Xavi, Cristiano Ronaldo foi o mais regular ao longo do ano.

Ora vejamos:
- pelo Manchester United venceu a Premier League e a Champions League;
- foi considerado o melhor jogador da liga inglesa, quer pelos jornalistas ingleses, quer pelos colegas de profissão. Foi também o melhor marcador, com 31 golos, tendo sido apenas a quarta vez que a barreira dos 30 golos foi ultrapassada numa das 16 edições da Premier League. Ronaldo igualou a marca de Alan Shearer, conseguida em 1995/1996 ao serviço do Blackburn Rovers, mas não logrou alcançar os 34 golos de Andy Cole (Newcastle, 1993/94) e novamente Alan Shearer (Blackburn, 1994/95), sendo que estas duas últimas marcas foram conseguidas em 42 jornadas, ao invés das actuais 38.
- os 31 golos na Premier League valeram-lhe a conquista da Bota de Ouro, o prémio para o melhor marcador dos campeonatos europeus. Importa realçar que Cristiano Ronaldo não é um avançado puro. Mas o que é certo é que marca de bola corrida e de bola parada, com o pé direito ou o esquerdo, de cabeça após cruzamentos, de livre directo, de penalty, enfim… até de calcanhar marcou este ano!
- Na Liga dos Campeões, foi considerado o melhor jogador e o melhor avançado, pela UEFA. Apesar de ter falhado um penalty em Camp Nou, na 1ª mão da meia-final com o Barcelona e outro em Moscovo, no desempate da final com o Chelsea, Cristiano Ronaldo foi o melhor marcador da competição, com 8 golos, tendo inclusivamente apontado o golo da sua equipa nessa mesma final.

Por tudo isto, penso que lhe podemos perdoar os fracos desempenhos ao serviço da nossa selecção. Convenhamos que esse é o principal factor que tem influenciado negativamente a opinião de alguns portugueses relativamente a Ronaldo. No fundo, parece-me que ainda não aprendemos a lidar convenientemente com o sucesso do “nosso” Cristiano, ao contrário, por exemplo, daquilo que acontece com José Mourinho.

Parece-me que o Ronaldo tem andado muito nervoso nas últimas semanas, precisamente por causa destas distinções individuais de final de ano. Antes do Euro 2008 ele era o único candidato a todos estes prémios. O Euro não lhe correu bem (jogou lesionado), os espanhóis aparentaram entrar em força nesta luta, surgiu a lesão no tornozelo e respectiva paragem prolongada e o folhetim da “transferência” para o Real Madrid só prejudicou a sua imagem. Depois vieram os Jogos Olímpicos e o brilho de Messi, que alegremente teima em não desvanecer (para gáudio de todos os adeptos do futebol). O regresso de Ronaldo após a lesão até foi bem-sucedido, mas provavelmente o madeirense terá pensado que os prémios individuais que tanto ambicionava poderiam escapar-lhe entre os dedos. E sentiu demasiado essa pressão (o que não abona nada em seu favor, diga-se).

Agora que já conquistou a Bola de Ouro (e com uma votação categórica), a sua confiança estará de novo nos píncaros e será apenas uma questão de tempo até ser distinguido como o Melhor Futebolista do Mundo de 2008, pela FIFA. Só o saberá em Janeiro, pelo que poderá aproveitar o Campeonato do Mundo de Clubes, que se joga ainda este mês e que é organizado precisamente pela FIFA, para cimentar a sua candidatura.

P.S.: Em vez de se regerem pelo ano civil, não fará mais sentido atribuírem-se estas distinções no final de cada época futebolística? Não permitirá uma avaliação mais rigorosa e correcta acerca dos desempenhos dos jogadores?

1 Comments:

At 11:50, Anonymous Anónimo said...

Ficava mais contente se tivesse ganho um dos nossos (jogadores do Benfica...)!

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt Darling Harbour
Darling Harbour